data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Não é preciso passar muito tempo conversando com Nathalie Arruda Milbradt, 16 anos, para perceber todo o seu potencial. Estudante do 2º ano do Ensino Médio, do Colégio Militar de Santa Maria (CMSM), ela foi aprovada em uma competição de redação da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. O prêmio é um curso de imersão de duas semanas na instituição, em julho de 2021. Com o valor de cerca de 3.356,50 libras, já com o desconto de 30% que Nathalie ganhou pela colocação no concurso, a saída para pagar a taxa foi fazer uma vaquinha.
A estudante de Ensino Médio precisa arrecadar, até 27 de novembro, R$ 5 mil para pagar a primeira taxa da universidade. Depois, até 1º de maio de 2021, precisa conseguir o restante do valor para quitar as demais despesas. No total, Nathalie precisa arrecadar cerca de R$ 25 mil para conseguir cobrir o pagamento à instituição e comprar as passagens aéreas.
Instituto disponibiliza cursos gratuitos para pessoas acima de 50 anos
- Sempre tive o desejo de estudar fora. Eu acompanho e participo de processos seletivos para acrescentar ao currículo. O concurso (de Cambridge) foi divulgado nas redes sociais, e eu analisei o que era pedido. Tive bastante interesse por causa da categoria de Relações Internacionais disponível - explica a adolescente.
Nathalie escreveu uma redação argumentativa de até 500 palavras sobre o papel da Organização das Nações Unidas (ONU) no século 21. Relacionou as ações de combate realizadas pela organização contra o coronavírus e outros assuntos de geopolítica atuais que, ao longo dos últimos 100 anos, vêm tendo uma participação incisiva da ONU. E é justamente esse tipo de temática que mais atrai a estudante:
- Eu quero cursar Relações Internacionais e Jornalismo nos Estados Unidos. Desde pequena, sempre tive essa paixão por política, principalmente agora, em época de eleições. Já fiz meu título, mesmo tendo só 16 anos, e quero atuar como diplomata no Itamaraty ou na ONU. Também quero concorrer a cargos eletivos no futuro. Mas, primeiro, quero estudar para isso.
Atividades presenciais seguem suspensas na UFSM até 31 de outubro
Para ela, a imersão cultural que terá durante as duas semanas de curso será fundamental para sua formação. Além disso, terá aulas com professores da graduação da universidade e poderá conviver com jovens de todo o mundo. Para o currículo, explica, a experiência será um diferencial.
AMOR PELA ESCRITA
Além de ser apaixonada por política, Nathalie também gosta de escrever. Tem participado - e ficado bem colocada - em diversos concursos de escrita. Além disso, também tirou 940 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado, quando participou como treineira. Nesse último concurso, conseguiu aliar os dois assuntos de que tanto gosta.
- Tudo o que a gente faz é política. A forma mais viável de resolver nossos problemas seria pela política, e acredito que estudar é a melhor forma de se fazer um Brasil melhor. Por isso, quero ter uma formação antes de concorrer a algum cargo - conta Nathalie.
VÍDEO: doutoranda da UFSM cria canal no YouTube com dicas para estudantes
PARA AJUDAR
- PELA VAQUINHA:
A doação pode ser feita pelo site da vaquinha. - VIA DEPÓSITO (qualquer valor):
Sicredi (conta-corrente):
00025812-1
0434
CPF: 418198100-20
Caixa Econômica Federal (conta-poupança):
4722 013
00004367-0
CPF: 607587830-00